OrtodontiaA função do aparelho ortodôntico é corrigir a posição dental com finalidade estética ou mastigatória. Os aparelhos ortodônticos podem ser fixos ou móveis, dependendo da avaliação do ortodontista. Os aparelhos móveis são indicados para pequenos movimentos dentários.

Já os aparelhos fixos, compostos de bráquetes colados aos dentes, são indicados quando é necessária uma movimentação maior dos dentes tridimensionalmente.
Um tratamento ortodôntico demora cerca de 2 (dois) anos, varia de acordo com cada caso e cada paciente. Este é o tempo mínimo necessário para realizar todos os movimentos e colocar os dentes em suas posições corretas.

O aparelho é ativado mensalmente, trocam-se os fios por outros de diâmetro cada vez maior, para que se possa obter movimentos cada vez mais precisos.

Não existe impedimento no uso de aparelho por causa da idade. A limitação no uso do aparelho está na saúde geral e, especialmente, na saúde óssea dos maxilares. Vale lembrar também que os aparelhos ortodônticos necessitam de alguns cuidados como evitar comer alimentos com muita fibra ou duros, manter sempre uma boa higienização, etc.

Um sorriso belo com harmonia as vezes depende do uso de aparelhos móveis e fixos. É de extrema importância que o paciente compreenda que a disciplina, boa higiene e manutenção são obrigatórias para um bom resultado do tratamento.